
A Criança e a Família Como Ela É.
A Criança Trocada em Miúdos
Ouvido: Ela não gosta de ser enganada. Regras e informações bem claras não entram por um ouvido e saem pelo outro...
Olhos: Ela registra tudo que vê. Esse testemunho a guiará pelo resto da vida.
Mãos: Ela adora desenhar, pintar, construir e destruir objetos. Mas fica feliz quando escreve certinho e não erra nas contas.
Cabeça: Ela é muito curiosa mesmo. Quem estimula essa vontade de conhecer a vida e o mundo, dificilmente terá problemas de disciplina.
Boca: Ela precisa falar, ser ouvida, dar opiniões, discutir e argumentar, comunicar-se com todos.
Pernas: Ela precisa correr, fazer esporte, pular movimentar-se. A energia que sobra é suficiente para que ela se concentre no trabalho escolar.
A Família
Pais autoritários
Pouco afetuosos e comunicativos bastante rígidos, controladores e exigentes, com padrões rigorosos de conduta.
Os filhos devem obedecer às normas preestabelecidas, mesmo que não as compreendam. Diante da transgressão, os pais ameaçam e infligem castigos físicos. Seus filhos costumam ser obedientes, organizados, mas também tímidos, com pouca autonomia e baixa auto –estima.
Pais permissivos
Valorizam o diálogo, o afeto, interessa-se muito pela opinião da criança. Mas, como têm grande dificuldade em exercer qualquer controle sobre ela, cedem a todos os seus caprichos. Não estabelecem limites e não costumam exigir responsabilidades dos filhos. Por isso, embora alegres e dispostas, essas crianças são em geral , impulsivas e imaturas e não conseguem assumir obrigações.
Pais democráticos
São os mais equilibrados. Demonstram alto nível de comunicação e afeto, estimulam os filhos a dar opiniões, são flexíveis, mas conseguem fixar limites e regras claras, bem explicadas. Seus filhos têm maior autocontrole, auto-estima, iniciativa e sociabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário