HISTÓRIA COM A VOVÓ MIRÓCA

LIBERDADE É UM DIREITO INEGOCIÁVEL

INTRODUÇÃO

Qual foi à atitude de Adão e Eva quando Deus perguntou sobre o que haviam feito? Adão colocou a culpa em Deus quando disse:_A mulher que tu me deste, esta me deu o fruto e eu comi. É como se ele estivesse dizendo: _Se o Senhor não tivesse me dado esta mulher eu não teria comido do fruto do conhecimento do bem e do mal, mas o Senhor me deu ela, eu não sou culpado. E a resposta de Eva: _foi a serpente que me enganou. Tanto o homem como a mulher fugiram da responsabilidade de suas atitudes erradas, às vezes a mamãe pergunta em casa sobre um mal feito, se a criança tem um irmão a culpa é do irmão, se tem um cachorro a culpa é do cachorro e assim vai, ninguém quer assumir seu pecado, mas é necessário que você reconheça o seu pecado e confesse para Deus, é o que diz a Bíblia em 1 João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” É o que Deus quer de seus filhos arrependimento e confissão, se não você pode se tornar escravo do pecado é o que nós veremos em nossa história hoje, esta história não está na Biblia, mas vai nos ensinar muito.

Começa assim:

Era uma vez, dois irmãos: Nena e Nino, eles moravam em um sitio com uma área plantada com várias arvores frutiferas e muitos animais, como: galinha, porco, uma vaquinha leiteira e outros mais, cada uma das crianças tinham responsabilidades em casa, além de arrumarem suas camas e manterem seus brinquedos guardados e organizados.

Nena tinha como responsabilidade lavar as louças e o Nino de limpar o quintal. Nena prucurava sempre fazer sua obrigação, sem precisar ser mandada, mas o Nino precisava mamãe dizer:_vá limpar o quintal meu filho.

Só depois que ela mandava era que ele ia, mas sempre levava sua baladeira a tiracolo para brincar antes de começar sua tarefa. Ele gostava de atirar pedrinhas em direção a algumas latas empilhadas em cima de alguns tijolos, depois de brincar é que Nino começava a limpar o quintal, mas um dia aconteceu algo que Nino não esperava! Enquanto atirava com sua baladeira, uma galinha foi passando e ele assertou bem na cabeça dela e a mesma morreu.

Quando ele viu isso, olhou de um lado para outro, viu que ninguém tinha visto, cavou um buraco e enterrou a galinha, mas Deus que é onisciente e sabe todas as coisas viu, entretanto Nino nem ligou para o fato de Deus ter visto. Foi quando sua irmã chegou para ele e disse:_É Nino você matou a galinha preferida da mamãe, o que será que ela vai dizer quando souber. _Oh! Nena por favor, não conta, eu faço tudo o que você quiser. _ Então temos um acordo?_sim. _Então amanhã quem vai lavar a louça será você, ok?_ Tá.

No dia seguinte Nino já havia esquecido o acordo com Nena e foi para o quintal brincar, foi quando a mãe de Nena perguntou se hoje ela não iria lavar a louça ela então disse: _vou daqui a pouco. E foi até Nino _Ei Nino, esqueceu-se da galinha? Nesse momento ele se lembrou que estava nas mãos de sua irmã e correu para lavar a louça. A mãe das crianças estranhou ao ver Nino fazendo a tarefa de Nena, então mandou que ela fosse limpar o quintal já que seu irmão estava cumprindo a sua tarefa domestica, porém Nena chegou ao ouvido de Nino e disse: _Termina logo, que o quintal está te esperando.

E durante vários dias Nino esteve trabalhando e quando queria reclamar das tarefas Nena dizia: _lembra da galinha. E logo ele cumpria as tarefas, nesse período em que ele era escravo de sua irmã, fazendo tudo o que ela mandava, Nino não tinha mais tempo para brincar com sua baladeira, estava triste e desanimado.

O pecado faz isso com a gente, se você conta uma mentira, logo tem que contar outra para a anterior continuar a ser tida como verdade, nós ficamos escravos do pecado a Biblia diz em Rm. 6.23 “o salário do pecado é a morte, mas o presente de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo.” Portanto quando você tiver passando por uma situação de pecado conte para Deus que ele está pronto a perdoar o seu pecado e não se deixe escravizar pelo pecado, como o pobre do Nino que não tinha mais paz e nem alegria.

Até quando Nino aguentaria esta situação?

Um dia já muito cansado Nino disse para a sua irmã: _Eu não aguento mais, eu não vou fazer mais nada, estou cansado. E logo Nena dizia sua frase costumeira _Lembra da galinha. _Nena você quer saber de uma coisa, com galinha ou sem galinha, com castigo ou sem castigo, eu vou contar tudo para a mamãe eu não posso é continuar sendo explorado por você. E finalmente Nino contou para a sua mãe o que havia acontecido, a mãe dele entendeu que tinha sido um acidente, mas falou para ele que não deveria ter feito isso, pois perderam a oportunidade de comer um bom guisado de frango, mesmo sendo uma galinha premiada em concurso.

Agora quanto ao que Nena havia feito não era correto o que ela havia feito, por isso durante uma semana, Nena fez a tarefa dos dois, mas com a ajuda de Nino que estava sempre do seu lado auxiliando nas tarefas sob a supervisão de Dona Nina.

Então crianças qual é o seu desafio durante esta semana: assuma a responsabilidade de suas atitudes, não esconda de sua mamãe que lhe ama e quer o melhor para você. E nunca esqueça Deus conhece você e lhe ama muito, sabe todas as coisas, pois Ele é onisciente, agradeça a Deus por ele lhe conhecer e saber o que se passa na sua vida. Até a próxima história.

Lucas 7.1-10; Mateus 8.5-13
Jesus estava ensinando em um lugar plano para uma grande multidão Ele havia iniciando o sermão da montanha. Lucas: 6.17
A. Depois de concluir todos os seus ensinos entrou em Cafarnaum Lucas 7.1
B. O servo de um centurião que ele gostava muito estava muito doente v.2
Ligação: a doença nos mantem por algum tempo separados dos amigos e familiares, mas sabe pior que a doença é o pecado, pois ele nos separa de Deus eternamente.
A Bíblia diz em Isaias 59.2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”
Ligação: é muito ruim ter alguém que você gosta doente, mas pior é ter pecado no coração.
C. Quando o centurião ouviu falar sobre Jesus v.3
D. Enviou-lhe uns anciãos dos Judeus v.3
E. Para pedir que Jesus viesse curar o seu servo v.3
Ligação: aquele homem só ouviu falar de Jesus, e pediu para alguém interceder por ele.
Mas você que tem Jesus no coração tem mais liberdade para falar com Jesus, pois você é filho de Deus é o que diz em João 1.12 “Mas a todos quanto receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que creem no seu nome.” Portanto fale com Jesus através da oração peça a ele por seus familiares para que eles também recebam a Jesus e possam viver uma nova vida livres da condenação do pecado.
Ligação: Aquele homem pediu aos anciãos Judeus
F. Os anciãos pediram a Jesus dizendo que o centurião era digno v.4
G. Pois ele ama a nossa nação até nos construiu uma sinagoga v.5
H. Jesus foi com eles v.6
Ligação: Jesus demonstrou o seu amor
Assim também Deus demonstra amor por você, pois ele ao criar você o fez com muito amor é o que diz em Jeremias 31.3 Com amor eterno eu te amei Deus não quer que você se perca, mas que você possa viver eternamente com Ele no Céu.
Ligação: Jesus foi a casa do centurião por amor
I. Já próximo da casa do centurião vieram uns empregados do centurião v.6
J. Disseram: nosso chefe disse que não é digno do senhor entrar na casa dele v.6
K. Então o centurião disse: mas diga uma palavra e o meu servo sarará. Mateus 8.8
Ligação: que fé este homem tinha
Pois só Jesus realmente pode fazer milagres e mudança na vida das pessoas, sendo ele o perfeito filho de Deus tem autoridade para fazer transformação na vida de quem crê nele, pois para isso o Senhor Jesus cumpriu seu ministério derramando seu sangue morrendo e ressuscitando ao terceiro dia só ele tem poder é o que diz Lucas 5.24 “Para que saibais que o filho do homem tem autoridade para perdoar pecados”
Ligação: a fé daquele homem é demostrado na sua fala quando diz:
L. Pois eu também sou homem sob autoridade e tenho soldados que cumprem minhas ordens v.9
M. Se digo vai eles vão se digo para ele fazerem ele fazem v.9
N. Jesus se maravilhou da fé daquele homem v.10
O. E disse não encontrei em Israel tanta fé v.10
CLIMAX: Então Jesus disse vai e como creste te seja feito v.13
CONCLUSÃO: E naquela mesma hora o seu criado sarou v.13
Genesis 37.1-36
1º Passo
Personagens: Jacó, os irmãos de José, José, Ismaelitas
Lugar: Canaã,
tempo
1. Habitou Jacó na terra de Canaã v.1
2. Jacó tinha 12 filhos dentre estes tinha um filho chamado José v2
3. José tinha dezessete anos apascentava o rebanho com seus irmãos e trazia más noticias de seus irmãos v.2
4. Jacó amava mais a José porque ele era filho da sua velhice v.3
5. Jacó fez uma túnica colorida para José de mangas compridas v.3
6. Vendo seus irmãos que Jacó amava mais a José do que a eles passaram a odiar José v.4
7. Um dia José teve um sonho e contou a seus irmãos v.5
8. Nós atávamos feixes no campo e o meu feixe ficou em pé e os de vocês rodeavam o meu feixe e se inclinavam diante dele V.7
9. Porventura reinarás sobre nós, será tu o nosso dominador? E assim mais ódios tinham de seu irmão v.8
10. José gostava de conversar com seus irmãos e quando teve outro sonho contou a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim v.9.
11. O pai lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Isso aumentou o ciúme de seus irmãos V.10,11
12. Um dia os irmãos de José foram apascentar o rebanho em Siquém e Jacó mandou José ir até onde estavam seus irmãos Disse-lhe Jacó: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. V.12-14
13. Um homem encontrou a José, e lhe perguntou: Que procuras? Procuro meus irmãos Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois os ouvi dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã. V.15-17
14. De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para matá-lo. Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida, lançai-o nesta cisterna disse isso para livrá-lo deles, a fim de restituí-lo ao pai. V.18-22
15. Logo que chegou José a seus irmãos, tiraram sua túnica, e o jogaram na cisterna, vazia, sem água. V.23,24
16. Eles avistaram uma caravana de Ismaelitas e resolveram vender José como escravo e o venderam por vinte siclos de prata; estes levaram José ao Egito. V.25-29
17. Tendo Rúben voltado à cisterna, eis que José não estava nela; então, rasgou as suas vestes e voltando a seus irmãos, disse: Não está lá o menino; e, eu, para onde irei? V.30
18. Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue. E enviaram a túnica a seu pai e disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho. V.31,32

Clímax: Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado. V.33
Conclusão: Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou a morte de seu filho e recusou ser consolado por seus outros filhos e disse: Chorando, descerei a meu filho até a sepultura. E de fato o chorou seu pai v.34,35

2º Passo
Compreenda a Passagem Biblica
O amor demonstrado a um filho em detrimento dos outros causa ciúmes
O ciúme nos leva a cometer loucuras
A mentira causa dor e sofrimento
O Amor entre irmãos é necessário para um bom relacionamento

Ensino principal: Devo amar os meus irmãos em qualquer situação
Deus quer que eu ame ao meu irmão e tenha um bom relacionamento com ele
Deus quer que eu ame ao meu irmão de forma incondicional

Nenhum comentário:

Postar um comentário